segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O curso no Sítio Semente.








O curso em família no Sítio Semente foi incrível! Os participantes eram mais jovens, mas como no curso da Fazenda da Toca, vinham de vários lugares do Brasil e do mundo. E estavámos todos com muita vontade de aprender, entender, empreender. O mestre Juã, apesar de se dizer difícil, se mostrou ao longo do processo muito generoso, amável e por vezes engraçado no seu mau humor com as leis dos que pensam agricultura em gabinetes. E com muita disposição, nos propiciou muitos ensinamentos. E trouxe um pessoal muito bacana, experiente e inteligente dos arredores do sítio, para assessora-lo nesta empreitada simples e complexa de apresentar a Agricultura Sintrópica para um público de 50 pessoas.
Começamos nos apresentando, dizendo de onde viemos e o que pretendíamos ali. Para minha surpresa uma galera bacana do centro oeste mineiro estava presente. Gente de Abaeté, Divinópolis, Pompéo e Dores. Fiquei animada e orgulhosa, pois uma região de agricultura tradicional, estava ali aprendendo o que a de mais novo na Agrofloresta. Andamos para conhecer o sítio, os diversos plantios de diversas idades. Depois fomos preparar duas áreas: uma de roça e outra de horta. Passamos um dia e meio debaixo de sol e chuva fazendo os canteiros, trazendo a matéria orgânica e colocando com bastante generosidade por toda área, escolhendo os consórcios e plantando.
Depois disso voltamos novamente para as florestas da fazenda, para aprender a manejar sistemas antigos, a podar o eucalípto, podar a bananeira, escolher os filhotes de banana para as mudas. E assistimos a uma poda escultural e funcional de um limoeiro.
Para finalizar, sentamos n'uma sala de aula para rever o ensinamento e fechar estes tres dias intensos e imensos! Valeu galera, valeu Juã, valeu equipe do sítio. Saimos muito felizes, entendendo melhor onde erramos no nosso plantio sem critérios de floresta ha 7 anos e prontos para pensar a roça com a Agrofloresta Sintrópica de Ernest Gotsch!

3 comentários:

  1. Mais um passo sendo dado! Estou muito feliz de ver que o projeto cerradão caminha firme, devagar, sempre e sustentável. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para todos nós Rafael querido. Sem o apoio de todos isto não seria possivel. Eu estou cada vez mais feliz! O próximo passo vai ser um curso na roça para ensinar a todos nós e também o Sílvio, a Zilda,o Wilson os princípios da agrofloresta sintrópica.Neste curso iniciaremos onde era o mandiocal nossa primeira floresta sintrópica experimental. Mutirão familiar de agroflorestores! Não vai ser muito legal?

    ResponderExcluir