domingo, 7 de agosto de 2016

A Fazenda da Toca









A Fazenda da Toca fica a 200km de São Paulo, no município de Itirapina. Com produção 100% orgânica, abrange uma área de 2,3 mil hectares, dos quais 1.483 ha são certificados pelo IBD Orgânicos do Brasil. Outros 35% da propriedade são dedicados a preservação da Mata Atlântica.
Até 2009 foi uma fazena de lazer e agricultura convencional, quando os seus idealizadores, Pedro Paulo Diniz e sua esposa Tatiane Floresti, em busca de uma vida sustentável, decidem trabalhar com agricultura orgânica e fixar residência na fazenda.
Em 2012 a fazenda da Toca começou a implantar as suas primeiras áreas de Agrofloresta com coordenação de Ernst Gøtsch. Baseado em um conjunto de princípios e técnicas de plantio que mimetizam o ambiente de uma floresta, este sistema permite produzir alimentos e ao mesmo tempo, regenerar o solo e o microclima da região, criando uma nova floresta onde antes era área degradada.
Além de se dedicar ao desenvolvimento de sistemas agroflorestais em larga escala com visão agroecológica e à produção orgânica, a Fazenda da Toca também é o berço do Instituto Toca, que desenvolve uma abordagem educativa inpirada pelos saberes da natureza e busca reconectar as relações as relações entre Eu e Eu, Eu e o Outro e Eu e o Planeta, contribuindo para uma visão Integral do mundo.
Desta forma a fazenda é um grande ecossistema, onde ocorrem encontros, vivências e experimentações que convidam a pensar e viver orgânico. "Nosso propósito é conectar e cocriar iniciativas que regenerem o ambiente". Fazemos isso atuando em educação, na pesquisa aplicada agroflorestal e com produtos que oferecemos. Entre os alimentos, produzimos sucos, ovos e molhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário