sexta-feira, 10 de março de 2017

A experiência no Sítio Semente pela Nina


Da série: coisas boas devem ser compartilhadas.
"Água se planta"
Em um mundo onde os agrotóxicos reinam, a monocultura predomina e o agronegócio é visto como basicamente única forma de renda poder conhecer uma vertente completamente contrária foi gratificante e enriquecedor.

Á convite de uma tia querida, Clissia Morais, fui até o Sítio Semente, referencia em Agricultura Sintrópica. Localizado no Lago Oeste em Brasília, participei de um curso sobre Sistemas Agroflorestais, com aulas teóricas e práticas de manejo de sistemas agroflorestais ORGÂNICOS (s2). Com abordagem sobre sementes, preparo do solo, desenvolvimento das espécies e plantio. Lá eu me deparei com uma "agricultura" completamente diferente da que já foi apresentada á mim no curso de Agronomia.
Com base nos ensinamentos do mestre Ernst Göstch a agricultura sintrópica é uma "tentativa culta de conseguir o necessário daquilo que precisamos para nos alimentarmos, além das outras matérias primas essenciais para nossa vida, sem a necessidade de diminuir e empobrecer a vida no lugar, na terra. Isto implica em considerarmos um gasto mínimo de energia, onde não cabe maquinaria pesada, agrotóxicos, fertilizantes químicos e outros adubos, trazidos de fora do sistema."
Ao visitar o sítio semente, eu pude conhecer/vivenciar, os desafios e conquistas dessa inovadora vertente agrícola. Foram 3 dias me alimentando de frutas/hortaliças/grãos totalmente livres de agrotóxicos, convivendo com pessoas de todas as partes do mundo e colocando em pratica tudo que foi nos passado.
Além de ter sido um grande aprendizado, conhecer esse lugar tão inspirador foi um enorme presente. Presente, por me fazer acreditar que é possível "plantar" de forma rentável, sem abrir mão da "saúde" do meio ambiente. Presente por me desconectar completamente do mundo virtual e me conectar mais aos meus propósitos.Presente pelo intercâmbio cultural que vivenciei em 3 dias.
Pra quem ficou interessado, o Sítio Semente oferece mensalmente esse mesmo curso. Não precisa ser da área pra fazer. Além dos cursos, é possível visitar a propriedade ou "morar" lá por alguns dias.
Para mais informações, vocês podem acessar o endereço virtual do Sítio: www.sitiosemente.com





Ps: algumas fotos fofas feitas por mim durante o curso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário